Segurança nas escolas é tema de reuniões com equipe da secretaria de Educação de Tijucas

03/05/2023 17:03

A Administração Municipal de Tijucas, por meio da secretaria de Educação, realizou mais duas reuniões para tratar do tema segurança nas escolas. A primeira reunião ocorreu na última sexta-feira, 28 de abril e a segunda nesta terça-feira (02).

Na primeira reunião participaram os vigias, motoristas, monitores de ônibus, gestoras e equipe pedagógica das unidades, bem como as coordenadoras da secretaria da Educação. O segundo encontro foi realizado com os professores da rede.

“Para se preparar para esse tipo de situação, é fundamental realizar treinamentos regulares principalmente com professores e funcionários, para que todos estejam preparados e saibam exatamente como agir em caso de uma emergência”, comentou a secretária de Educação de Tijucas, Deise Juliana Silveira.

O major Eduardo Steil, da Polícia Militar, passou instruções sobre o método adotado em Santa Catarina para emergências nas escolas, resumido em três atitudes: fugir, esconder e lutar. O protocolo orienta as pessoas a escolherem a melhor opção para proteger suas vidas. O método que foi desenvolvido nos Estados Unidos passa orientações passo a passo de como agir em situações de risco extremo.

“É importante lembrar que o protocolo Run, Hide, Fight não é uma garantia de segurança, mas sim uma forma de estar preparado para uma situação de ataque ativo”, esclareceu o major Eduardo Steil na ocasião.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Educação