Serviço de Convivência de Tijucas estimula alimentação saudável através da horta eco pedagógica

17/08/2023 10:10

Passados 45 dias do plantio de mudas, os jovens participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Tijucas, realizaram a primeira colheita de hortaliças na horta eco pedagógica localizada na Escola José Higino da Silva, no Bairro Santa Luzia. Neste primeiro momento foram colhidos os pés de alface da horta - dos tipos crespa e roxa – e tudo foi distribuído entre os alunos participantes.

A atividade da semana contou, além da colheita, com novas semeaduras para produção de mudas, agora de cebolinha e beterraba, além da manutenção do pátio, irrigação das plantas e preparação dos canteiros para o plantio.

De acordo com a responsável pelo projeto, a bióloga Aline Tomazi, as crianças e adolescentes vivenciam encontros semanais, com atividades teóricas e práticas, trabalhando temas como meio ambiente, sustentabilidade, agroecologia, cidadania e inclusão social.

"A crescente prevalência de dietas pobres em nutrientes, ricas em alimentos ultraprocessados e cheios de açúcar, coloca os jovens em risco de desenvolver problemas de saúde precocemente. A adolescência é um período de rápido crescimento e mudanças, tornando a ingestão de nutrientes essenciais para o suporte do crescimento ósseo, desenvolvimento cerebral e regulação hormonal. Este projeto está assumindo o desafio de educar e inspirar os jovens a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis", comentou a bióloga Aline Tomazi.

As ações de educação ambiental fazem parte do Projeto Plantando Inclusão, desenvolvido pela Associação Caminho das Águas, que é financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência de Tijucas (FIA) e aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) de Tijucas, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos, bem como de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente.

“Investir na alimentação saudável na juventude não apenas contribui para uma vida mais saudável no presente, mas também cria alicerces sólidos para o futuro. Jovens que adotam hábitos nutricionais conscientes têm maior probabilidade de se tornarem adultos saudáveis, diminuindo o risco de doenças crônicas e melhorando sua qualidade de vida”, comentou a secretária de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos de Tijucas, Bianca Machado.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação