Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Setembro amarelo: campanha de prevenção ao suicídio acontece em Tijucas

02/09/2021 12:21

No Brasil, 32 pessoas dão fim a própria vida diariamente. O número corresponde a uma morte a cada 45 minutos. Pensando em reduzir este triste índice, divulgado pelo Ministério da Saúde, acontece o "Setembro Amarelo", campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio.

Este ano, a iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina aborda o tema "Agir salva vidas".

Em Tijucas, a secretaria de Saúde realizará um trabalho de conscientização e orientação nas Unidades Básicas de Saúde durante todo o mês de setembro. De acordo com o secretário da pasta, Vilson José Porcincula, o município já possui uma equipe de profissionais preparados para auxiliar quem precisa de ajuda.

“Sabemos da importância do diálogo no processo de auxílio aos pacientes depressivos ou com outros problemas que levam ao suicídio. Por isso temos quatro psicólogos e um psiquiatra à disposição da população. A partir do momento que um paciente inicia o atendimento, ele vai se estabilizando emocionalmente”, explica o secretário.

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto. Em Tijucas haverá uma parada simbólica dos profissionais de saúde do município por 1 minuto, em alusão à data.

De olho nos sinais

Se algum ente querido ou amigo estiver apresentando mudanças de comportamento como os seguintes, procure ajuda.

Sinais:

- Automutilação
- Isolamento
- Perturbação de sono
- Dificuldade de concentração- Irritabilidade, raiva intensa e desejo de vingança
- Medos e preocupações
- Pensamentos sobre morte ou sobre morrer
- Culpa, vergonha e cobrança por não ter atingido as expectativas
- Oscilação de humor, pessimismo
- Desespero, desamparo
- Ansiedade
- Dor psíquica
- Estresse acentuado
- Desfazer-se de objetos importantes
- Despedir-se de parentes e amigos

“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Isso mostra que a prevenção é fundamental para reverter essa situação. Por isso ajude uma pessoa com risco de suicídio: converse, não deixe sozinha, ouça, não julgue, incentive ajuda profissional e tire os acessos, meios ou ferramentas que podem ser utilizadas para atentar contra a própria vida”, orienta o secretário de saúde, Vilson José Porcincula.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza

© 2021. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil