Setembro Amarelo: Tijucas terá palestra de prevenção ao suicídio

09/09/2022 9:45

A Administração Municipal de Tijucas, por meio da secretaria de Saúde, realizará no dia 21 de setembro uma palestra de prevenção ao suicídio com o médico psiquiatra Ramon Córdova Santos, na Concha Acústica. A iniciativa contará com a participação da Associação Musical União Tijuquense.

“Vista sua camiseta amarela e vamos participar desta ação que tem como objetivo conscientizar e combater o suicídio. Estaremos todos juntos para nos manifestarmos sobre este tema tão importante para a saúde psicológica”, comenta a psicóloga Cassiana Pirath, coordenadora da Atenção Básica.

O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula, destaca que o município possui uma equipe de profissionais preparada para auxiliar quem precisa de ajuda.

“Sabemos da importância do diálogo no processo de auxílio aos pacientes depressivos ou com outros problemas que levam ao suicídio. Por isso temos quatro psicólogos e um psiquiatra à disposição da população. A partir do momento que um paciente inicia o atendimento, ele vai se estabilizando emocionalmente”, afirma o secretário.

De olho nos sinais

Se algum ente querido ou amigo estiver apresentando mudanças de comportamento como os que listamos a seguir, procure ajuda.

Sinais:

- Automutilação
- Isolamento
- Perturbação de sono
- Dificuldade de concentração- Irritabilidade, raiva intensa e desejo de vingança
- Medos e preocupações
- Pensamentos sobre morte ou sobre morrer
- Culpa, vergonha e cobrança por não ter atingido as expectativas
- Oscilação de humor, pessimismo
- Desespero, desamparo
- Ansiedade
- Dor psíquica
- Estresse acentuado
- Desfazer-se de objetos importantes
- Despedir-se de parentes e amigos

“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Isso mostra que a prevenção é fundamental para reverter essa situação. Por isso ajude uma pessoa com risco de suicídio: converse, não a deixe sozinha, ouça, não julgue, incentive ajuda profissional e tire os acessos, meios ou ferramentas que podem ser utilizadas para atentar contra a própria vida”, orienta o secretário de saúde, Vilson José Porcincula.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza