Setembro Amarelo: Unidades Básicas de Saúde no Interior recebem ações de prevenção ao suicídio

21/09/2023 14:58

Setembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio. Pensando nisso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do interior de Tijucas estão sediando ações voltadas para a saúde mental e o bem-estar da população.

Os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial de Tijucas (CAPS I), em parceria com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do interior do município estão realizando rodas de conversa, palestras e atividades de prevenção, visando combater o estigma em torno do suicídio e oferecer apoio a quem precisa.

Tema estigmatizado

Abordar o tema do suicídio continua sendo uma preocupação de saúde pública em todo o mundo. O objetivo das ações é sensibilizar a comunidade sobre a importância de falar abertamente sobre a saúde mental e de buscar ajuda quando necessário.

Um dos principais eventos realizados foi a realização de rodas de conversa nas UBS, onde profissionais de saúde mental, psicólogos e psiquiatras se reuniram com a comunidade local para discutir questões relacionadas à depressão, ansiedade e outras doenças mentais que podem levar ao suicídio.

Além disso, palestras educativas mostraram como identificar os sinais de alerta, quais são formas de apoio a familiares e amigos que estejam enfrentando crises emocionais, e como buscar ajuda profissional quando necessário. As palestras também destacaram a importância de se construir uma rede de apoio social sólida, onde as pessoas se sintam confortáveis para conversar sobre suas emoções e buscar auxílio quando preciso.

“As UBS estão comprometidas em continuar oferecendo apoio e recursos à população mesmo após o término do mês de setembro, garantindo que a conscientização sobre o tema seja constante ao longo do ano. A prevenção do suicídio é uma

responsabilidade de todos, e com estas ações estamos desempenhando um papel fundamental na promoção da saúde mental e na construção de uma sociedade mais acolhedora”, comentou a coordenadora da Atenção Básica da secretaria de Saúde de Tijucas, Cassiana Pirath.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando

dificuldades emocionais, lembre-se de que você não está sozinho. Procure ajuda em uma Unidade Básica de Saúde ou entre em contato com o CAPS I. A vida vale a pena ser vivida, e a prevenção do suicídio começa com o cuidado e o apoio mútuo.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Saúde