Teste rápido de HIV e palestras farão parte do Dia Mundial de Luta contra a Aids em Tijucas

30/11/2021 9:44

No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a doença e incentivar a análise sobre a Aids pela sociedade e pelos órgãos públicos.

Neste dia, acontecem campanhas por todo o mundo com o objetivo de desconstruir o preconceito em relação às pessoas que vivem com HIV/Aids e de conscientizar os jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.

Em Tijucas, a secretaria municipal de Saúde irá promover ações de conscientização com palestras nas unidades básicas de saúde e participação de entrevistas na imprensa local. A equipe também vai disponibilizar testagem gratuita da população.

TESTES RÁPIDOS DE HIV

As pessoas interessadas em realizar testagem rápida do vírus HIV poderão fazer o exame gratuitamente na quarta-feira (01/12) no pátio do Hipermercado Koch, onde a secretaria municipal de Saúde estará com uma tenda das 8h às 16h.

Segundo a coordenadora da vigilância em Saúde de Tijucas, Idarleni Darosci, a novidade neste ano é a realização de teste rápido com amostra de fluido oral. “Neste ano vamos disponibilizar a testagem rápida com a coleta de secreção da mucosa bucal. O resultado sai em poucos minutos, porém, para preservar o sigilo do diagnóstico, faremos a entrega do laudo posteriormente, na vigilância”, explica.

O secretário municipal de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula reforça a importância da data. “Vamos aproveitar este dia para falar mais sobre o HIV, para orientar as pessoas sobre as maneiras de se prevenirem e de como é feito o tratamento dos portadores do vírus. Por isso a importância do exame, do diagnóstico precoce e do início imediato do tratamento”, diz o secretário.

Para mais informações sobre o Dia D da Aids em Tijucas, ligue para (48) 3263-4452.