Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Tijucas adere à campanha Julho Verde

01/07/2021 11:27

O mês de julho começa hoje e com ele inicia também a campanha Julho Verde em Tijucas. Criada pela Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço, a campanha tem o objetivo principal de conscientizar as pessoas sobre o câncer nestes locais do corpo e a importância de se fazer a prevenção adequada, ficando atento aos sinais de alerta da doença.

Em Tijucas a campanha terá uma programação especial durante todo o mês, através da distribuição de panfletos informativos nas Unidades Básicas de Saúde do município. O ponto alto da campanha acontecerá no dia 13 de julho, terça-feira, com a realização de um seminário destinado aos profissionais da secretaria de Saúde de Tijucas, Canelinha e São João Batista.

Médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos assistirão a palestras para capacitação e atualização quanto ao diagnóstico e tratamento do câncer de cabeça e pescoço. O evento contará com a participação de palestrantes convidados especialistas em diversas áreas abordadas.

“Este seminário visa auxiliar nossos profissionais da saúde no rápido diagnóstico e encaminhamento para especialistas o mais depressa possível, pois sabemos que o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço”, explica o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula, complementando que um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente.

Dados

Segundo levantamento do INCA, o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.

De acordo com a odontóloga Karen Corrêa de Oliveira, cirurgiã bucomaxilofacial que atende no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e idealizadora da campanha em Tijucas, os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no princípio da doença.

“O diagnóstico das lesões iniciais é fundamental para garantir que os índices de cura se aproximem de 100%. Com o seu desenvolvimento, alguns sinais e sintomas podem aparecer, como manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir”, explica a odontóloga Karen.

Principais causas

Os fatores de risco mais conhecidos para estes tipos de câncer incluem o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, sendo que o risco para os indivíduos que fumam e bebem é muitas vezes maior do que para aquelas pessoas que não o fazem. Entre outros fatores de risco, encontra-se a exposição ao sol sem proteção, o excesso de gordura corporal, a infecção pelo HPV (relacionada ao câncer de orofaringe) e fatores relacionados à exposição ocupacional. Tendo outros fatores de risco específicos para cada câncer.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza

 

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil