Tijucas adere ao programa Defesa Civil na Escola

25/05/2021 10:41

Nesta segunda-feira (24) o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha e a coordenadora da Defesa Civil de Tijucas, Sheila Dias, receberam o coordenador regional da Defesa Civil na Grande Florianópolis, Alexandre Miranda. Entre os assuntos tratados, destaque para a implantação do programa ‘Defesa Civil na Escola’.

Segundo o coordenador regional, trata-se de um projeto de educação e prevenção voltado para estudantes de sexto e sétimo ano de escolas municipais. “Nosso objetivo é orientar as crianças sobre questões ligadas à defesa civil, como áreas de risco nos municípios, importância de ações preventivas a fim de evitar acidentes, entre outras informações que podem fazer toda a diferença quando compartilhadas com as famílias”, diz o coordenador.

Presentes na reunião, a secretária de Educação Deise Juliana Silveira e a coordenadora de ensino fundamental, Patrícia Laus afirmaram que Tijucas já aderiu ao programa e que uma das professoras do município já está capacitada para iniciar o projeto.

“Vamos iniciar o programa pela escola Santa Terezinha onde a professora Ângela da Silva, de Geografia, já está capacitada para aplicar o conteúdo. Aproveitamos para agradecer a Defesa Civil de Tijucas e de Santa Catarina por nos oferecer este programa. Todo projeto envolvendo conscientização de alunos sobre segurança, meio ambiente, enfim, cuidados preventivos, é sempre muito bem vindo em nossas escolas”, diz a secretária de educação de Tijucas.

KITS DE TRANSPOSIÇÃO

Além do projeto na escola, a Defesa Civil de Santa Catarina também trouxe a Tijucas mais informações sobre o programa de construção de pontes por meio do órgão estadual. Segundo Miranda, os municípios têm a opção de solicitar os chamados Kits de Transposição. Depois de receber os materiais, as prefeituras ficam responsáveis pela construção das cabeceiras de acesso.

São kits de construção de pontes em concreto ou estrutura metálica para recuperar a ligação de comunidades. Tijucas está habilitada e já solicitou cinco kits de transposição para localidades como: Areias, Campo Novo, Oliveira e outros pontos da cidade que apresentam necessidade de novas pontes.

“Estamos solicitando estes kits e esperamos que Tijucas seja contemplada em breve. Desde já agradecemos a Defesa Civil pela atenção que sempre tem nos dado, inclusive vindo ao nosso município para prestar estes esclarecimentos”, agradeceu o prefeito.

O secretário de Obras, Transportes e Serviços Públicos de Tijucas, Vilson Natálio Silvino também participou da reunião.

Texto e Fotos: Karina Peixoto Silva