Tijucas chama atenção de observadores com a migração de aves ameaçadas de extinção

05/10/2023 17:17

A praia de Tijucas tem se destacado como um verdadeiro paraíso para os apaixonados por aves. A região tem atraído a atenção de observadores de pássaros de todo o Brasil devido à presença de aves migratórias e ameaçadas de extinção. Algumas dessas aves viajam até 30 mil km por ano. Um grupo muito grande de espécies ameaçadas de extinção dependem da Praia de Tijucas para o seu ciclo de vida. Entre essas espécies estão o Maçarico-vermelho, o Maçarico-acanelado e o Maçarico-rasteirinho.

A migração de aves é um fenômeno que acontece todos os anos. Tijucas se tornou um dos locais de parada fundamental para diversas espécies de aves que viajam milhares de quilômetros em busca de climas mais amenos durante o inverno do Hemisfério Norte. A praia de Tijucas, no Sul do Rio, oferece o ambiente perfeito para que essas aves descansem, se alimentem e reabasteçam suas energias.

A presença crescente de fotógrafos de aves que se deslocam para a região para capturar a beleza dessas criaturas em suas câmeras está se tornando cada vez mais constante. Equipados com lentes de alta potência e muita paciência, esses fotógrafos esperam pacientemente pelo momento certo para capturar imagens impressionantes das aves migratórias em ação. Suas fotografias não apenas documentam a rica biodiversidade da região, mas também ajudam a conscientizar o público sobre a importância da conservação dessas espécies.

O biólogo e pesquisador Cristiano Voitina, autor do livro Aves Catarinenses volume 1 e 2, luta para que a Praia de Tijucas seja considerada uma unidade de conservação, garantindo desta forma, uma fonte de vida para milhares de seres vivos e uma riqueza para ser explorada de forma racional.

“Para o público de observadores de aves, recentemente descobriu-se que o Flamingo Andino é um visitante regular da praia de Tijucas, colocando-a em evidência nacional para a observação da espécie. O que mais está chamando a atenção dos observadores de aves, são as surpresas que o local proporciona, muitas vezes procuram o local para observarem determinadas espécies e se surpreendem ao encontrar outra espécie ainda mais rara que estavam em procura”, comentou.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Cristiano Voitina