Tijucas começa vacinação com fórmula bivalente segunda-feira (27)

24/02/2023 14:18

A Administração Municipal de Tijucas, por meio da secretaria de Saúde, dará início segunda-feira, dia 27 de fevereiro, à aplicação das doses contra Covid-19 da vacina Pfizer-BionTech fórmula Bivalente. Conforme a Nota Técnica número 0004/2023 - GEDIM/DIVE/SUV/SES, a vacinação ocorrerá como dose de reforço por fase e escalonada por grupos.

Confira:

• Fase 1 (a partir de 27/02/2023): pessoas ≥ 70 anos, pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados, os trabalhadores dessas instituições e imunocomprometidos;
  • Fase 2 (a partir de 06/03/2023): pessoas de 60 a 69 anos de idade;
  • Fase 3 (a partir de 20/03/2023): gestantes e puérperas;
  • Fase 4 (a partir de 17/04/2023): trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Como ocorrerá em Tijucas

A Vigilância em Saúde informa que as vacinas já estão armazenadas na Rede de Frio Municipal. Ao todo foram recebidas 474 doses (primeira remessa). Dias 27 e 28 (segunda e terça-feira) profissionais da saúde iniciarão a aplicação nas Instituições de Longa Permanência (ILP) do município.

Dia 1º de março as enfermeiras de cada área, com apoio das vacinadoras, deverão iniciar a aplicação no público que pertence da Fase 1 (um público de aproximadamente 2.700 pessoas): pessoas com 70 anos ou mais, imunocomprometidos.

Acamados, domiciliados e pessoas com dificuldades de mobilidade devem entrar em contato com o agente comunitário de saúde ou com a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Importante

É contraindicada a vacinação para quem teve Covid-19 grave há menos de três meses e para Covid-19 leve há menos de 30 dias, considerando a data dos primeiros sintomas ou do teste positivo.

Quem já recebeu alguma dose da vacina contra Covid-19 será devidamente orientado no momento que procurar a Sala de Vacina. Por isso é de suma importância apresentar a carteira de vacinação para análise individualizada, para então saber se pode receber ou não a vacina bivalente.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Divulgação