Tijucas é incluída no Mapa do Turismo Brasileiro pelo segundo ano consecutivo

10/04/2023 13:53

A Secretaria municipal de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas comemora a inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro pelo segundo ano consecutivo.

O prefeito Eloi Mariano Rocha também comemorou a conquista. “Temos trabalhado muito para incentivar o turismo no nosso município e por isso, receber esta certificação pela segunda vez mostra que estamos no caminho certo. Temos muito a ser explorado e valorizado”, afirmou o prefeito.

A confirmação veio nesta semana com a emissão do certificado do Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT.

O instrumento reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.

De acordo com a secretária Paula Regina da Silva, para conquistar a inclusão no mapa, o município precisou atender a uma série de requisitos. “O Mapa do Turismo é uma ferramenta importante e que nos ajuda a desenvolver políticas eficazes para o nosso município. Estar no mapa do turismo é essencial para que o município participe efetivamente do circuito nacional do turismo”, comentou.

Sobre o mapa do turismo

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de 05 (cinco) variáveis: quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

Confira o certificado.

Texto: Karina Peixoto Silva e Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza