Tijucas ganha pontos de coleta de vidro para reciclagem

25/04/2023 12:31

Você sabia que o vidro descartado de forma inadequada pode levar até 4 mil anos para se decompor e ainda causar acidentes com pessoas e animais? Em contrapartida, o vidro é um material que pode ser 100% reciclado.

Pensando na preservação ambiental e em evitar o descarte inadequado, foram instalados em Tijucas três Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de vidro para reciclagem. A instalação dos PEVs é parte de um projeto liderado pela GRANFPOLIS e que será operacionalizado  pela empresa Massfix, que é especializada no ramo.

De acordo com o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, o uso de PEVs específicos para vidro pode reduzir os custos com a coleta e o tratamento de resíduos, pois além de impactar o meio ambiente, o acúmulo de resíduos destinados aos aterros sanitários geram custos para as prefeituras.

“Quando o vidro é descartado junto com outros materiais, como plástico e metal, o processo de separação se torna mais complexo e, consequentemente, mais caro. Com a utilização de pontos específicos de coleta de vidro, além da economia, estamos contribuindo para um futuro mais sustentável e responsável”, afirmou.

Objetivos

O objetivo do projeto é ampliar significativamente a coleta e a reciclagem de vidro nos municípios que compõem a Grande Florianópolis. O projeto ainda tem como meta alcançar cerca de 6 milhões de quilos de cacos reciclados por ano em Santa Catarina.

Os PEVs serão disponibilizados em locais públicos, permitindo o fácil acesso à população para que efetuem o descarte adequado de embalagens de vidro pós-consumo.

Os locais estratégicos de Tijucas são:

•Av. Valério Gomes ou Rua São Sebastião, Bairro Praça;
• Entrada do Coroado, Centro;

•Praça da Rua Otávio Melin, bairro XV de Novembro.

PODE DESCARTAR

• Garrafas de vidro em geral;
  • Potes;
  • Frascos de Perfume;
  • Copos e
  • Vidros quebrados.

NÃO PODE DESCARTAR

• Cristais;
  • Porcelanas;
  • Cerâmicas;
  • Louças;
  • Lâmpadas;
  • Telas de TV e
  • Vidros de medicamentos

Aumentar a reciclagem de vidro é uma necessidade

Hoje, é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2.

A cada 10% de caco utilizado na produção, há uma redução em 5% nas emissões de CO2 e em 2,5% o consumo de energia no processo de fabricação. Por ser um material 100% reciclável, 1kg de caco de vidro oriundo da reciclagem que retorna ao processo produtivo representa 1kg de vidro novo.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Larissa Souza