Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano

26/03/2024 9:22

Teve início nesta semana em Tijucas a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que em 2024 inclui também uma mobilização contra o Tétano. De acordo com a secretária de Saúde em exercício, Josiane de Amorim, a vacinação deve ser realizada para o bem coletivo, principalmente para proteger aqueles que não podem ser vacinados, como os bebês muito jovens ou pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.

“A vacinação não é apenas um ato individual de proteção, mas também um compromisso comunitário que beneficia a todos. Quando nos vacinamos, não apenas protegemos a nossa saúde, mas também contribuímos para a saúde coletiva, reduzindo a disseminação de doenças contagiosas”, afirmou a secretária Josiane.

A campanha se estende até o dia 31 de maio buscando alcançar diversos grupos prioritários, incluindo profissionais de saúde, crianças, gestantes, idosos, indígenas, entre outros. Esta campanha será realizada em uma única etapa para os grupos prioritários, simplificando o processo de imunização.

Grupos prioritários da Campanha

• Trabalhador da saúde;
  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes e puérperas;
  • Professores do ensino básico e superior;
  • Povos indígenas;
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade;
  • Quilombola;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento;
  • Profissionais das forças armadas;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade,
  • Adolescentes e Jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócio-educativas.

“Dia D”

O ponto alto da mobilização ocorrerá primeiro no dia 20 de abril para as Unidades Básicas de Saúde do Interior do município, e segundo no dia 27 de abril nas Unidades Básicas de Saúde centrais de Tijucas e na localidade de Campo Novo. Os chamados “Dias D” devem garantir acesso amplo à vacinação.

Locais de Vacinação

Confira os locais de vacinação e os horários de atendimento:

• Centro de Especialidades Orlando Barreto (Centro) das 8h às 12h e das 13h às 17h;
  • UBS Renoldo João Rosa (Joáia) das 8h às 11h40 e das 13h às 16h30;
  • UBS José Manoel Reis (Areias) das 7h às 18h30;
  • Centro de Saúde Dona Calina (Praça) das 7h às 18h30 e
  • Sala de Vacina Itinerante - Unidades do Interior (Conforme Cronograma Mensal).

“As UBS irão se responsabilizar pela vacinação dos acamados e domiciliados. As empresas interessadas em vacinar seus funcionários após a liberação para o público em geral podem agendar através do Whatsapp da Vigilância Epidemiológica. Com essa ampla mobilização, o objetivo é garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz contra a influenza e o tétano, protegendo a população contra essas doenças sazonais e preveníveis”, explica Idarleni Daroci, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Divulgação