Temporariamente indisponível
26/03/2024 9:22
Teve início nesta semana em Tijucas a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que em 2024 inclui também uma mobilização contra o Tétano. De acordo com a secretária de Saúde em exercício, Josiane de Amorim, a vacinação deve ser realizada para o bem coletivo, principalmente para proteger aqueles que não podem ser vacinados, como os bebês muito jovens ou pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.
“A vacinação não é apenas um ato individual de proteção, mas também um compromisso comunitário que beneficia a todos. Quando nos vacinamos, não apenas protegemos a nossa saúde, mas também contribuímos para a saúde coletiva, reduzindo a disseminação de doenças contagiosas”, afirmou a secretária Josiane.
A campanha se estende até o dia 31 de maio buscando alcançar diversos grupos prioritários, incluindo profissionais de saúde, crianças, gestantes, idosos, indígenas, entre outros. Esta campanha será realizada em uma única etapa para os grupos prioritários, simplificando o processo de imunização.
O ponto alto da mobilização ocorrerá primeiro no dia 20 de abril para as Unidades Básicas de Saúde do Interior do município, e segundo no dia 27 de abril nas Unidades Básicas de Saúde centrais de Tijucas e na localidade de Campo Novo. Os chamados “Dias D” devem garantir acesso amplo à vacinação.
Confira os locais de vacinação e os horários de atendimento:
“As UBS irão se responsabilizar pela vacinação dos acamados e domiciliados. As empresas interessadas em vacinar seus funcionários após a liberação para o público em geral podem agendar através do Whatsapp da Vigilância Epidemiológica. Com essa ampla mobilização, o objetivo é garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz contra a influenza e o tétano, protegendo a população contra essas doenças sazonais e preveníveis”, explica Idarleni Daroci, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas.
Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Divulgação
© 2025. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil