Tijucas institui o "Dia de Doar" anualmente com nova Lei Municipal

29/01/2024 10:06

Neste mês de janeiro, o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha sancionou quatro leis, incluindo a de número 3035/2024, estabelecendo no município o "Dia de Doar", que deve ser celebrado anualmente em 28 de novembro.

A iniciativa, proposta pelo vereador Fernando Fagundes no Projeto de Lei 50/2023, visa promover a cultura da doação, incentivando organizações e indivíduos a se engajarem em causas sociais e a praticarem atos de generosidade.

"O Dia de Doar é literalmente um dia de amor ao próximo. Serve para nos conscientizarmos da importância do ato da doação, e praticá-la, seja ela material ou não, já que muitas doações começam com um movimento emocional de carinho para aquele que em muitos casos desconhecemos", destacou o vereador no projeto.

A lei abrange a doação de diversos itens, como alimentos, roupas, calçados, materiais de higiene e limpeza, brinquedos, materiais escolares, livros, materiais de construção, móveis, decoração, além da possibilidade de doação de sangue, plaquetas e medula. Também incentiva a prestação de serviços voluntários em entidades de assistência social.

“Não é apenas uma oportunidade para praticar a solidariedade, mas também para promover a colaboração e a generosidade entre as pessoas, disseminando a ideia da importância de contribuir para o desenvolvimento da cidade por meio do apoio às organizações da sociedade civil e às comunidades mais carentes”, destacou o prefeito Eloi, sobre a nova lei.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Divulgação