Tijucas lança editais para seleção de projetos culturais apoiados pela Lei Paulo Gustavo

14/11/2023 17:38

Pensando em fortalecer, incentivar e preservar a cultura local, a Administração Municipal de Tijucas, por meio da secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, lançou nesta terça-feira (14) dois editais para seleção de projetos culturais de audiovisual e demais projetos, para receber apoio através da Lei Federal Paulo Gustavo.

São dois editais, um exclusivo para projetos de audiovisual, conforme prevê a lei federal, no valor de R$ 253.128,07, e outro para projetos das demais áreas artísticas no valor de R$ 102.538,74; totalizando o valor de R$ 355.666,81 para apoio financeiro aos artistas de Tijucas.

“O objetivo é fomentar a produção cultural local. Através destes editais poderemos dar suporte à economia criativa e também nutrir a cidade de cultura em suas mais diversas manifestações. Um ponto importante dos editais é a inclusão de cotas para pessoas negras e indígenas”, destacou a secretária de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, Paula Regina da Silva.

Áreas - audiovisual

Os editais lançados contemplam produção de longas-metragens, telefilmes e séries, conforme demanda dos realizadores locais, e também produção de curtas-metragens, curtas-metragens de ações afirmativas, desenvolvimento de roteiros, games e videoclips, manutenção e funcionamento de salas de cinema, festivais e mostras, cineclubes, cursos, publicações e pesquisas.

Demais áreas

Para as demais áreas artísticas, o edital contempla a produção e difusão de espetáculos de teatro, dança, música, circo, ópera, exposições, mostras, festivais, entre outros, produção de conteúdo cultural (roteiros e textos para teatro, obras literárias, catálogos, libretos de música e ópera, etc), conteúdos produzidos por técnicos de espetáculos e arte educadores, performances de artistas de rua, ações de economia criativa, apoio a escolas e blocos carnavalescos, apoio a grupos folclóricos e de arte urbana, difusão do saber indígena, entre outros.

Para participar da seleção, os interessados devem entrar no site oficial da Prefeitura de Tijucas (www.tijucas.sc.gov.br) e acessar a página especial criada para a Lei Paulo Gustavo. O edital completo com todas as informações está na aba Downloads. O período de inscrições se estende até o dia 28 de novembro. Os proponentes interessados em participar devem encaminhar a documentação obrigatória exclusivamente para o e-mail: [email protected].

Clique aqui para acessar a Página Especial da Lei Paulo Gustavo

Texto e Arte: Patrícia Ferreira