Tijucas lança edital para destinação de saldo remanescente da Lei Paulo Gustavo

25/06/2024 8:47

A Administração Municipal de Tijucas, por meio da secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, lançou nesta segunda-feira (24) o Edital para destinação do Saldo Remanescente do Edital de Chamamento Público 011/PMT/2024.

Destinado à seleção de projetos culturais no campo audiovisual. Este movimento é parte do esforço para utilizar os recursos provenientes da Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, que representa um marco histórico no investimento direto ao setor cultural brasileiro, tendo sido idealizada como resposta à crise imposta pela pandemia de Covid-19.

A iniciativa visa fortalecer a resistência da classe artística ao oferecer suporte financeiro a projetos que promovam manifestações culturais diversas dentro do município. Segundo o edital, estão disponíveis recursos no valor total de R$ 59.334,38, destinados exclusivamente a projetos que promovam o cinema de rua e itinerante, modalidades essenciais para a democratização do acesso à cultura, bem como de iniciativas de apoio a formação audiovisual, ou de apoio a cineclubes; e pesquisa em audiovisual.

Quem pode se inscrever

Os interessados em participar devem ser agentes culturais residentes em Tijucas há pelo menos dois anos, podendo se inscrever como pessoa física, microempreendedor individual (MEI), pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos, ou ainda como coletivo sem CNPJ. A documentação necessária para inscrição deverá ser enviada exclusivamente pelo e-mail [email protected] até o dia 9 de julho, conforme as diretrizes estabelecidas no edital.

“Nosso objetivo é destinar o restante dos recursos da Lei Paulo Gustavo para a o setor cultural de Tijucas. Através deste edital poderemos dar suporte à economia criativa e também nutrir a cidade de cultura. Um ponto importante do edital é a inclusão de cotas para pessoas negras e indígenas”, destacou a secretária de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, Paula Regina da Silva.

Leia o edital completo aqui

Texto e Arte: Patrícia Ferreira