Tijucas lidera índice de vacinação contra Poliomielite em SC

14/09/2022 9:35

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Tijucas está em primeiro lugar no número de crianças vacinadas na atual campanha contra a Poliomielite. Até a última sexta-feira (09), o município já havia alcançado 87% do público alvo da campanha, ultrapassando assim a meta nacional de vacinação que era de 85%. A melhor colocação de Tijucas se dá em comparação com os demais municípios do Estado que contam com mais de 2 mil crianças na faixa etária de 0 a 5 anos para serem vacinadas.

O resultado extremamente positivo foi alcançado devido ao empenho da equipe e apoio de um verdadeiro “exército do bem” em diversas áreas no município. Os profissionais da vigilância e da Estratégia Saúde da Família (ESF) foram até as escolas e também em algumas residências; as salas de vacina fizeram plantões aos finais de semana e ainda trabalharam em horários estendidos durante a campanha. A expectativa da Vigilância Epidemiológica é de que até o final desta semana seja alcançado o índice de 100% na cobertura vacinal em Tijucas.

“Somamos esforços para vacinar o maior número possível de crianças com idade abaixo de 5 anos em nosso município, mas sabemos que muitas delas ainda não foram imunizadas. Por isso mantemos a nossa recomendação para que todas sejam vacinadas e assim alcancemos o tão sonhado 100%”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tijucas, Idarleni Daroci.

Campanha nacional segue

Devido aos baixos índices de cobertura vacinal na maior parte dos municípios do Brasil, o Ministério da Saúde estendeu o prazo da campanha até o dia 30 de setembro. Em Tijucas, apesar da meta já alcançada a campanha continua. Se for necessário, os pais podem agendar a dose na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa ou marcar pelo número de plantão da Epidemiologia (48) 9 9117-9696.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Divulgação