Tijucas promove ação social no Dia Internacional do Cooperativismo

03/07/2023 12:06

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado em mais de 100 países, sempre no primeiro sábado do mês de julho. A data foi instituída oficialmente pela Aliança Cooperativa Internacional em 1994, com o propósito de promover a confraternização das pessoas ligadas ao setor. Em Tijucas, o dia foi comemorado através de uma parceria entre o SICREDI Vale Litoral SC, o poder público municipal e movimentos sociais locais.

A ação ocorreu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na localidade Santa Luzia, e promoveu a estruturação de uma horta eco pedagógica para o “Projeto Plantando Inclusão”, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Os novos canteiros e bancadas para estufa vão fomentar ações de educação ambiental, agroecologia, sustentabilidade, cidadania e inclusão social.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos, Bianca Bibiani Machado, “a atividade mostra uma aproximação dos poderes púbico e privado no município, evidenciando a força do cooperativismo em sua importância econômica e social, fomentando o desenvolvimento das pessoas e das comunidades de seu entorno”.

As ações de educação ambiental para mais de 1500 jovens locais são realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos numa parceria com a Associação Caminho das Águas, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do FIA (Fundo da Infância e Adolescência) de Tijucas.

Texto e fotos: Tiago Martins