Tijucas realiza 9ª Conferência de Assistência Social

23/08/2021 11:07

A Administração Municipal de Tijucas, por meio da secretaria de Ação Social e do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), realizará no dia 26 de agosto, próxima quinta-feira, a IX Conferência Municipal de Assistência Social do município. A solenidade acontecerá no Auditório da Univali, tendo início às 9h e encerramento às 16h.

O evento deve reunir gestores do setor e usuários do sistema para discutir propostas de melhorias nesta área. A secretária de Ação Social de Tijucas, Bianca B. Machado, ressalta a importância da participação da comunidade na idealização do serviço social no município.

“Será uma oportunidade para a população sugerir melhorias e avaliar o trabalho já desenvolvido. A conferência é o momento para que os gestores e a comunidade discutam as ações que devem ser implementadas pelo Poder Público. Vamos planejar juntos a Ação Social para os próximos anos em Tijucas”, conclamou a secretária.

A conferência discutirá os seguintes temas:

• A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
  • Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
  • Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
  • Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
  • Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
  • Validação das Propostas e Moções e Escolha dos Delegados para a Conferência Estadual.

“Além dos temas de debates, haverá a aprovação do regimento interno do CMAS e uma palestra magna sobre Assistência Social como um direito do povo e um dever do estado. Como o financiamento público pode auxiliar no enfrentamento das desigualdades e garantir a proteção social, com a palestrante Vânia Fátima Guareski Souto”, conclui a secretária Bianca.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza