Tijucas realiza primeira Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo

06/07/2023 17:05

Nesta quarta-feira (05) ocorreu a primeira Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo, um importante marco na busca por apoio e valorização dos artistas brasileiros. O evento, realizado no Anfiteatro Leda Regina de Souza, reuniu autoridades, artistas, representantes de entidades culturais e sociedade civil para discutir as diretrizes e metas desta nova legislação.

A Lei Paulo Gustavo foi aprovada pelo Congresso Nacional no início deste ano, em homenagem ao querido ator e comediante brasileiro que faleceu em 2021. Seu objetivo principal é fomentar e fortalecer o setor cultural, reconhecendo seu valor artístico e econômico para o país. Com uma abordagem abrangente, a lei visa proporcionar incentivos e benefícios para artistas e trabalhadores da cultura em diferentes áreas, como teatro, cinema, música, dança, literatura e artes visuais.

A escuta pública, presidida pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura de Tijucas, Diocelio Adelino dos Santos, teve como propósito ouvir as demandas e sugestões da classe artística e da população em geral. Durante o evento, diversos artistas compartilharam suas experiências e desafios enfrentados ao longo de suas carreiras, ressaltando a importância de políticas públicas efetivas para garantir a sustentabilidade e o reconhecimento do trabalho artístico.

Ao final do evento, a secretária de Cultura de Tijucas, Paula Regina da Silva, destacou a relevância da escuta pública como um espaço democrático de diálogo e construção coletiva. Ele ressaltou o compromisso da Administração Municipal em implementar políticas públicas efetivas, em consonância com as demandas apresentadas, para que a Lei Paulo Gustavo seja um instrumento efetivo de apoio e valorização dos artistas na cidade.

“Esta foi a primeira escuta pública sobre a Lei Paulo Gustavo em Tijucas e teremos outras. Esta lei representa um avanço significativo no reconhecimento da importância da cultura e do trabalho artístico no país. A partir das contribuições e sugestões apresentadas na primeira escuta, esperamos garantir oportunidades para os artistas locais, promovendo a diversidade cultural e impulsionando o setor em nosso município”, comentou a secretária, Paula Regina.

Baixar formulários no site da Prefeitura

No site da Prefeitura de Tijucas os artistas poderão baixar formulários para serem preenchidos, na aba downloads (ou Clique Aqui). Quem preferir poderá ir até o Casarão Gallotti, sede da secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, das 8h às 17h, sem fechar para o almoço, para pegar os mesmos formulários. Estes documentos servirão para a secretaria realizar um diagnóstico dos agentes culturais que existem no município de Tijucas.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Divulgação