Tijucas recebe materiais para Educação Especial e reforça seu compromisso com a inclusão

27/04/2023 19:38

Um passo importante para garantir a inclusão e o pleno desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais na Rede Municipal de Educação de Tijucas foi dado nesta quinta-feira (27). O prefeito, professor Eloi Mariano Rocha, juntamente com a secretária de Educação, Deise Juliana Silveira, receberam novos materiais que foram adquiridos pela Administração Municipal para auxiliar na educação de crianças especiais.

O município tem investido na compra de materiais lúdicos e pedagógicos que auxiliam no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, além de materiais específicos para a Psicopedagogia e Fonoaudiologia, bem como mobílias e equipamentos diversos. São jogos educativos, brinquedos adaptados e materiais de artes, por exemplo, que estimulam a criatividade, a coordenação motora e o raciocínio lógico.

De acordo com o prefeito Eloi, esse investimento em materiais lúdicos é fundamental para garantir que as crianças com necessidades especiais tenham acesso à educação de qualidade e possam desenvolver todo o seu potencial. “Não existe educação de qualidade sem investimento, por isso temos investido muito na Educação como um todo. E, não é diferente com a Educação Especial, nos últimos três anos ampliamos consideravelmente este serviço no município”, comenta o prefeito, professor Eloi.

Cidade inclusiva

Hoje, Tijucas conta com seis Salas de Recursos Multifuncionais que atendem os estudantes com deficiência, além disso, a secretaria contratou – de forma efetiva – professores experientes no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

“A inclusão é um processo contínuo que envolve a formação de professores, a adaptação de materiais e métodos de ensino, mas também a promoção de uma cultura inclusiva em toda a comunidade escolar. Somente assim será possível garantir a igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento de todos os alunos”, afirmou a secretária Deise.

Formações continuadas

Para ter profissionais atualizados e unidades com um atendimento especializado é necessário estar em constante capacitação. Por isso, treinamentos e cursos estão sendo realizados com os professores AEEs , melhorando cada vez mais a qualidade do ensino oferecido aos estudantes da rede.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Larissa Souza