Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Tijucas recebe ministro da Pesca e Aquicultura

30/06/2023 12:32

Na noite desta quinta-feira (29) Tijucas recebeu o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, na cerimônia de entrega da nova sede da Colônia de Pescadores Z-25, localizada no bairro Praça. A entrega da nova sede beneficiará comunidades pesqueiras de Tijucas e região que são atendidas pela entidade, que neste ano, completa 25 anos de fundação.

O evento também foi marcado pela presença de diversas autoridades como: o presidente da Confederação Brasileira de Pesca e Aquicultura, Abraão Lincoln; o superintendente federal de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Delcy Norberto Batista; o secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Friggo; o presidente da Federação de Pescadores de Santa Catarina, Ivo da Silva; além dos deputados federais: Ismael dos Santos, Pedro Uczai e Darci de Matos e dos deputados estaduais Sérgio Motta e Paulinha.

Na ocasião também se fizeram presentes presidentes de colônias de diversas regiões do Estado: Florianópolis, Joinville, Imbituba, Itapema, Bombinhas, Balneário Rincão, Penha, Garopaba, Laguna, Governador Celso Ramos e Araranguá.

Além do discurso das autoridades presentes, outro momento emocionante da cerimônia foi o depoimento do senhor Lelo, pescador e pai do prefeito de Tijucas. Ele contou como sua vida foi toda ligada ao Rio Tijucas e à atividade da pesca. O pescador de 91 anos, emocionado, comentou sobre o orgulho do trabalho realizado pelo filho.

De acordo com o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, que também é pescador como o pai, a entrega da nova sede comprova a necessidade de investir em um local que atenda aos pescadores locais, que ofereça estrutura adequada para prestar os serviços de apoio e orientação a quem vive da pesca.

“Uma pesca artesanal fortalecida oferece ao município, além de alimento saudável, renda às famílias envolvidas, tendo em vista ser uma atividade que integra maridos, filhos e esposas, fortalecendo assim, toda a comunidade. Fomentar a pesca artesanal é essencial para darmos continuidade a esta atividade e evitar que percamos gradativamente esse importante segmento cultural e econômico do município”, comentou o prefeito Eloi na ocasião.

Ao final do evento o grupo Tropeiros do Litoral se apresentou em homenagem aos pescadores. Vereadores, secretários municipais e outras autoridades locais também estiveram presentes.

SOBRE A OBRA

A nova sede põe fim a antigos problemas do prédio anterior, que sofria com uma estrutura bastante comprometida, incluindo graves deficiências em sua estrutura elétrica e também hidráulica. Na antiga sede foram perdidos documentos e equipamentos por conta da chuva que invadia o prédio, sem contar com galpão de chão batido, a falta de espaço para promover reuniões, entre outras inúmeras dificuldades.

O novo prédio tem 320m², dois pavimentos e conta com todo o setor administrativo, incluindo secretaria, sala de reuniões e auditório, além de um galpão estaleiro com rampa de apoio náutico. A nova sede também recebeu todo o mobiliário, equipamentos de informática (computador, impressora e projetor), além de diversas ferramentas de oficina para manutenção das embarcações.

A obra foi executada pela empresa Claraiza Ltda. e os recursos foram viabilizados pelo programa Estadual SC Mais Pesca do Governo do Estado de SC que destinou R$ 620 mil por transferência especial além de contrapartida do município no montante de R$ 212 mil.

                    

Texto: Patrícia Ferreira e Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil