Tijucas recebe o Selo de Município Empreendedor

17/06/2022 8:03

A cidade de Tijucas recebeu no último dia 15 de junho, o Selo Município Empreendedor. A premiação faz parte do Programa Cidade Empreendedora e foi entregue a todos os municípios que aderiram à prática de simplificação do ambiente de negócios de acordo com a Lei de Liberdade Econômica. A secretária de Educação de Tijucas, Deise Juliana Silveira, foi quem recebeu o selo, representando o prefeito Eloi Mariano Rocha. O evento aconteceu em Florianópolis e reuniu secretários, servidores e fiscais responsáveis pelo registro e licenciamento de empresas dos municípios catarinenses.

Seminário Brasil Mais Simples

Nos dias 14 e 15 de junho, o Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora, promoveu mais uma edição da etapa estadual do Seminário Brasil Mais Simples, iniciativa que debate a importância da simplificação e da desburocratização para melhoria do ambiente de negócios. O evento realizado no Costão do Santinho Resort reuniu cerca de 300 pessoas, entre secretários, servidores e fiscais dos municípios participantes deste ciclo do Programa Cidade Empreendedora, e representantes do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretarias de Meio Ambiente, Junta Comercial do Estado de Santa Catarina e Casa Civil do Estado.

O gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo César Sabbatini Rocha, reforça que o objetivo do evento foi promover a melhoria do ambiente de negócios no estado, trazendo padronização, simplificação e estimulando a aplicação da Lei de Liberdade Econômica. “Nosso Estado vem avançando na desburocratização do processo de formalização de empresas, tornando o ambiente muito mais atrativo ao empreendedor. Nesse contexto, o intercâmbio de experiências e a capacitação constante dos profissionais que estão na linha de frente nos municípios é fundamental para garantir avanços cada vez mais significativos nessa área”, comenta Paulo.

Entre os temas debatidos no Seminário, o destaque foi para a palestra sobre a Lei de Liberdade Econômica, transformação digital e transparência, com André Santa Cruz, Diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, que abriu o primeiro dia de evento, e para palestra sobre os avanços da REDESIM, ministrada pela representante da Receita Federal, Olga Maria Silva Embiruçu. A iniciativa tem trazido menos burocracia e mais simplificação e desenvolvimento aos municípios brasileiros. Além disso, no primeiro dia, foram apresentados cases de sucesso de municípios catarinenses participantes do programa Cidade Empreendedora que aplicaram políticas de desburocratização, como Pinhalzinho, Florianópolis e Rio do Sul, e de outros Estados, como Ponta Grossa/PR, Belo Horizonte/ MG, Bom Jardim/ RJ e São Paulo/SP.

Outras temáticas presentes na edição 2022 do Seminário Brasil Mais Simples são o CIGA e avanços tecnológicos, avanços do SC Bem Mais Simples, os desafios de empreender e inovar no poder público, o engajamento e produtividade no setor público, além da apresentação de boas práticas de desenvolvimento econômico com Integração, simplificação, essência criativa e inovadora.

Texto: SEBRAE/SC | Foto: Fabrício Almeida