Tijucas se prepara para o período mais alto de dengue

23/02/2024 11:17

Nesta sexta-feira (23) mais uma reunião foi realizada no gabinete do prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha, para alinhar estratégias para combater a dengue no município.

Na ocasião foram apresentados dados atualizados sobre o crescente e alarmante número de casos positivos de dengue em Tijucas. Os dados foram apresentados pelo diretor do Hospital São José de Tijucas, Marcos Marcelino, juntamente com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, Idarleni Daroci.

“Nós solicitamos essa reunião para alinhar estratégias de fluxo de pacientes A, B, C e D. Estamos preocupados, assim como todo o Estado de Santa Catarina, com a quantidade de casos notificados que já chegaram a 502, sendo que no mesmo período do ano passado esse número era inexistente. Precisamos definir medidas agora antes do pico da doença, que ainda não chegou”, afirmou o diretor do hospital São José, Marcos Marcelino.

Representantes das Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento 24 horas e dos setores administrativos da Secretaria de Saúde de Tijucas participaram da reunião. O secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula, destacou a tendência de agravamento da situação epidemiológica no município.

“Sabemos que a situação tende a piorar, pois não chegamos no pico, para isso volto a dizer que a comunicação entre hospital, PA 24 horas e as unidades é primordial para que consigamos passar por este momento difícil. Esta reunião foi muito importante para alinhar estratégias entre os órgãos de saúde como um todo”, comentou o secretário de Saúde, Tem.

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, ouviu atentamente às demandas apresentadas e se comprometeu a tomar medidas imediatas para o atendimento aos pacientes de Tijucas. Ficou definido que serão contratados mais médicos para o Pronto Atendimento 24 horas, serão instaladas mais poltronas para hidratação dos pacientes e o laboratório Dr. Vanderlei F. de Farias estará funcionando em horário estendido para realização de hemogramas, conforme a demanda.

“A situação é complicada, todo o Brasil enfrenta problemas com relação à dengue. Por isso estamos trabalhando e estudando para agilizar o atendimento aos pacientes e melhorando a estrutura que já temos. Sabemos a gravidade da doença, por isso devemos nos antecipar e planejar nossas ações”, declarou o prefeito Eloi Mariano Rocha.

Presente na reunião, o Dr. Adriano Vicente, infectologista, destacou sintomas que podem caracterizar os estágios da doença, conforme descrito abaixo:

Tipo A: Sintomas básicos da doença

•Febre alta > 38.5ºC;
•Dores musculares intensas;
•Dor ao movimentar os olhos;
•Mal-estar;
•Falta de apetite;
•Dor de cabeça e
•Manchas vermelhas no corpo.

Tipo B: Pacientes com comorbidades

•Registro dos mesmos sintomas, mas são normalmente pacientes com idade avançada e diagnosticados com outras enfermidades, ex. cardíacos, diabéticos...

Tipo C: Com sintomas agravados, inclusive sangramentos

•Dor abdominal;
•Vômitos persistentes;
•Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
•Hipotensão postural e/ou lipotímia;
•Letargia e/ou irritabilidade;
•Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;
•Sangramento de mucosa e;
•Aumento progressivo do hematócrito.

Tipo D: Caso mais crítico

•Normalmente esse tipo de paciente já está internado com sintomas agravados.

“Fique atento aos sintomas da doença, percebendo os sintomas procure atendimento médico, a dengue é uma doença que evolui muito rápido quando não é tratada”, destacou o Dr. Adriano Vicente.

Texto e Fotos: Patrícia Ferreira