Tijucas sedia encontro regional sobre manejo clínico da dengue

19/04/2023 12:13

Tijucas está sediando um Encontro Regional de Controle à Dengue nesta quarta-feira (19). O evento conta com a participação de médicos e enfermeiros da cidade, bem como de Governador Celso Ramos, Canelinha, São João Batista, Nova Trento e Major Gercino. O encontro está sendo realizado no Anfiteatro Leda Regina, sendo dirigido pelo palestrante Adriano Luiz Vicente, médico infectologista da Rede Municipal de Saúde de Tijucas.

“Precisamos estar atentos ao aumento no número de casos de dengue na região. Como Tijucas liga outros municípios, os cuidados devem ser redobrados. Este evento busca destacar aspectos do manejo clínico que farão diferença no atendimento aos pacientes com a doença”, afirmou o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula.

Atualmente Tijucas conta com 20 casos de dengue. De acordo com dados divulgados pela Vigilância em Saúde do município, os casos da doença continuam crescendo, principalmente nos bairros Praça, Joáia, Areias, Universitário,

Pernambuco e também no Centro. A coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, Idarleni Daroci, ressalta a importância de eventos sobre o manejo clínico da dengue.

“Encontros como estes são cruciais para a prevenção de complicações e mortes decorrentes da doença. É essencial que os profissionais de saúde estejam bem informados e atualizados sobre as mais recentes diretrizes de manejo clínico da doença, a fim de garantir que os pacientes recebam o tratamento adequado e oportuno”, destacou a coordenadora.

Sintomas

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de fraqueza, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e coceira.

Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem a evolução para formas mais graves, com risco, inclusive, de óbito. São eles: dor abdominal intensa, vômitos persistentes, queda de pressão, desmaio e sangramento de mucosas.

Caso observe um dos sintomas citados, busque um serviço de saúde imediatamente. Não tome nenhum medicamento por conta própria.

Denuncie

Você também pode colaborar no combate à dengue denunciando possíveis criadouros do mosquito pelo número (48) 9 9117-9696.

Texto e Fotos: Patrícia Ferreira