Tijucas tem o 2º maior índice acumulado de chuva da região nas últimas 48 horas

05/10/2023 11:09

De acordo com dados do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina, o município de Tijucas foi o que apresentou o segundo maior índice de acumulado de chuvas nas últimas 48 horas, com total de 89.8 mm. O maior volume na região foi registrado em Nova Trento com total de 94.5mm.

Segundo a Defesa Civil de Tijucas, as ocorrências nesta quarta-feira (4) foram relacionadas ao escoamento da água da chuva, incluindo alguns pontos de deficiência na drenagem, além de maré e construções em áreas de risco.

“Mesmo assim, apenas uma família, no bairro Praça, teve que deixar sua casa e está alojada na residência de um vizinho. Lá a água comprometeu a estrutura da casa e por isso teve que ser interditada. Esta mesma família já foi encaminhada para a secretaria de Assistência Social e será atendida, provisoriamente, por aluguel social”, disse Sheila.

Previsão para os próximos dias

Nas próximas horas, a tendência é de que o tempo siga estável na maior parte do estado, mas ainda com chuva eventual e isolada nas áreas de divisa com o Paraná e do Vale do Itajaí ao Planalto e Litoral Norte. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas e segue de moderado a alto para deslizamentos devido ao solo encharcado.

Na sexta-feira (06), as instabilidades voltam a influenciar o tempo no estado, a intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica juntamente com a presença de sistemas de baixa pressão e diversos níveis da atmosfera, favorecem o retorno dos temporais com chuva pontualmente intensa e volumosa acompanhada de trovoadas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo com risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Texto: Karina Peixoto Silva | Ilustração: Divulgação