Tijucas tem sete casos confirmados de dengue

31/03/2023 16:32

Apesar de esforços da comunidade e da secretaria de Saúde de Tijucas, sete casos de dengue foram registrados na cidade após um longo período de conscientização e combate à doença.

Segundo o último balanço divulgado pela Vigilância em Saúde do município, dos casos novos, apenas um é chamado de autóctone, ou seja, transmitido dentro do município. Nos demais casos, os pacientes foram contaminados em outros locais infectados.

Prevenção continua

De acordo com o secretário de Saúde, Vilson José Porcincula, a população deve se manter vigilante em relação aos cuidados para prevenção de novos focos do mosquito transmissor.

“É fundamental evitar o acúmulo de água parada em recipientes como pneus, vasos de plantas e garrafas, que são locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor também de outras doenças como Zica e Chikungunya”, explica o secretário.

Boletim Epidemiológico semanal

A secretaria de Saúde continua trabalhando na identificação de focos do mosquito Aedes Aegypti, assim como novos casos da enfermidade, por isso a partir de agora semanalmente haverá um boletim epidemiológico contendo os números relacionados à Dengue em Tijucas.

“Já era esperado que iríamos ter casos positivos no nosso município, tendo em vista que nossa cidade é considerada de passagem, na qual existe muita movimentação de pessoas de várias cidades. A partir de agora, frente a estes números, estamos dando início ao nosso plano de contingência juntamente com outras secretarias para evitar que este número cresça”, garante a coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, Idarleni Daroci.

Atenção aos sintomas

Além disso, a população deve ficar atenta aos sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça e no corpo, náuseas e vômitos, e procurar atendimento médico imediato em caso de suspeita. A detecção precoce da doença é fundamental para evitar complicações.

Texto e Arte: Patrícia Ferreira