Tijucas terá Unidade Móvel de Oftalmologia para atender pacientes na fila de espera

03/02/2022 16:15

A partir de uma iniciativa da secretaria municipal de Saúde, a Administração Municipal de Tijucas contratou o serviço de atendimento móvel de oftalmologia para atendimento de pacientes do município que aguardam por consultas nesta especialidade.

A unidade móvel será instalada no pátio da secretaria de Saúde e dispõe de equipamentos de ponta para diagnosticar problemas oftalmológicos e realizar os encaminhamentos necessários para cada caso.

De acordo com a coordenadora de regulação da secretaria, enfermeira Lilian Poli Sgrott, a expectativa é atender centenas de pessoas neste mutirão. “Estamos tratando deste projeto desde o mês de março de 2021 e somente agora foi possível conciliar as datas e viabilizar a contratação da empresa para que o serviço pudesse ser oferecido em Tijucas. Temos a certeza de que estes atendimentos vão representar um grande avanço na saúde de nossa comunidade”, diz.

O secretário de saúde, Vilson José Porcíncula explica como vai funcionar. “A unidade móvel só vai receber pacientes encaminhados pela regulação, ou seja, aqueles que já estão na fila de espera por esta especialidade. Estes, serão chamados pela Secretaria Municipal de Saúde e os demais, devem seguir o protocolo de atendimento já de costume, ou seja, ir ao Posto de Saúde de seu bairro, e após consulta com o Clínico Geral, levar encaminhamento de consulta oftalmológica até o setor de regulação da mesma unidade para agendamento”, diz.

Para o prefeito, a inciativa é extremamente positiva. “Temos trabalhado muito para melhorar a nossa saúde investindo na estrutura das unidades, na contratação de mais profissionais, no aumento da oferta de exames e procedimentos e por isso este mutirão é de extrema importância para nossa comunidade. Espero que todos que estão aguardando consultas e procedimentos desta especialidade façam uso desta unidade da melhor maneira possível”, conclui o prefeito.

Texto: Karina Peixoto Silva | Imagens: Reprodução internet