Temporariamente indisponível
04/06/2019 11:28
A Secretaria de Saúde de Tijucas abriu nesta segunda-feira (3) a possibilidade de vacinação contra a gripe para toda a população, após 50 dias de campanha direcionada ao grupo prioritário.
Segundo o secretário Vilson José Porcíncula, a vacina protege contra os três subtipos do vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1, principal responsável pelas mortes no Brasil.
“Temos os dados sobre a vacina contra gripe: até a última sexta-feira (31), 83,47% do público-alvo foi imunizado, ou seja, 9.383 pessoas foram vacinadas em Tijucas. Agora a companha segue com a população em geral até as doses da vacina acabarem. Se você quer ser imunizado compareça a uma sala de vacinação”, convida novamente o secretário de Saúde.
Para Elenize Zimmer dos Santos, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, as pessoas não estão com receio de pegar a gripe. Ela lembra que há uma "falsa segurança" de que a doença é leve.
"As pessoas às vezes ficam achando que o quadro gripal não complica, não leva à morte. Mas pode, sim, complicar e levar à morte! Ainda temos um número grande de pessoas para serem vacinadas, por isso a nossa recomendação para a população colocar a carteira de vacinas em dia", afirma a coordenadora.
Prevenção
Além da vacina, as seguintes medidas são recomendadas como preventivas contra a gripe:
Texto: Patrícia Ferreira |Foto: Saúde
© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil