Vacinação contra Paralisia Infantil começa em Tijucas

28/05/2024 13:30

Em um esforço coordenado para proteger a saúde das crianças, teve início nesta segunda-feira (27) em Tijucas, bem como em todo o Brasil, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Destinada a todas as crianças com idades entre 0 e 4 anos, 11 meses e 29 dias, a iniciativa visa imunizar a população infantil contra essa doença altamente contagiosa.

“É fundamental compreendermos a importância da vacinação contra a poliomielite. Esta doença ainda representa uma ameaça significativa à saúde pública. A poliomielite é altamente contagiosa e pode resultar em sérias complicações, como paralisia permanente e até mesmo morte. Por isso, a vacina é uma ferramenta poderosa na prevenção dessa doença”, ressaltou a secretária de Saúde de Tijucas, Josiane de Amorim.

Imunização eficaz

Conhecida popularmente como "gotinha", a vacina contra a poliomielite tem se mostrado uma arma poderosa na prevenção dessa enfermidade. Com uma simples aplicação, ela oferece imunização eficaz e duradoura, protegendo as crianças contra os diferentes sorotipos do vírus da poliomielite, desta forma contribuindo para a erradicação da doença e garantindo sua saúde e bem-estar.

Dia D

A mobilização se estenderá até o dia 14 de junho, proporcionando amplo acesso à vacinação. Um dos pontos altos da campanha será o Dia D, marcado para sábado, dia 08 de junho. Neste dia, as unidades centrais da cidade: UBS da Praça, Areias, Joáia e o Centro de Especialidades Orlando Barreto funcionarão das 08h às 17h, assim como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do interior do município: no Morretes e no Timbé, das 08h às 16h.

Salas de vacinação itinerantes

Para garantir que todos tenham acesso à vacinação, as unidades de interior também participarão ativamente da campanha. Nas demais unidades de interior, além do Morretes e do Timbé, a vacinação será realizada de acordo com um cronograma estabelecido, incluindo as salas de vacina itinerantes.

“Além da ação contra poliomielite, também será realizada a atualização da caderneta. Então leve seu filho até uma sala de vacina e verifique se ele está com todas as vacinas em dia”, recomenda Idarleni Daroci, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas.

Para mais informações sobre o calendário de vacinação no seu bairro ou localidade, converse com a Agente Comunitária de Saúde (ACS) da sua região.

Texto e Arte: Patrícia Ferreira