Vacinação de professores começa neste sábado (29) em Tijucas

27/05/2021 14:41

Começa neste sábado (29), em Tijucas, a vacinação contra a Covid-19 para professores. A aplicação da vacina será realizada conforme deliberação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) da Secretaria de Estado da Saúde e da DIVE (Diretoria da Vigilância Epidemiológica) de Santa Catarina. Ao todo, os professores foram divididos em 13 grupos, os quais receberão a vacina de forma escalonada.

Em Tijucas, neste sábado (29), o município vai abrir a vacinação para os profissionais dos grupos 1 ao 5.

São eles:

Grupo 1: Professores e auxiliares que atuam nas instituições de Educação Especial (Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAESP)

Grupo 2: Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula das creches com crianças de 0 a 3 anos de idade

Grupo 3: Professores, 2º professores e auxiliares e afins em sala de aula da pré escola, com crianças de 4 a 6 anos de idade

Grupo 4: Profissionais que atuam na equipe técnica, administrativa e pedagógica e que atuam na execução do PlanConEdu na recepção de estudantes e comunidade em geral

Grupo 5: Profissionais que atuam nas atividades de limpeza, alimentação, serviços gerais e similares

HORÁRIO DE VACINAÇÃO

A vacinação será feita das 8h às 17h no Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto, no loteamento Mata Atlântica.

IDENTIFICAÇÃO DOS PROFESSORES

A secretaria municipal de Educação de Tijucas vai apresentar à secretaria municipal de Saúde a lista de nomes com todos os professores que atuam na rede municipal que fazem parte destes primeiros grupos e que, portanto, poderão se vacinar neste sábado (29).

O mesmo procedimento será feito com os professores de escolas estaduais e particulares, as quais serão notificadas pela secretaria de Educação para que informem por meio de ofício, os nomes dos professores de cada instituição os quais fazem parte do público-alvo desta primeira etapa.

Assim, ao chegar no Centro de Eventos, o professor deve se identificar para verificar a presença do nome na lista e apresentar documento com foto para que possa receber a vacina.

Vale lembrar que os professores devem se vacinar na cidade onde trabalham e não no município onde residem, pois o que é considerado é o vínculo empregatício.

PESSOAS COM COMORBIDADES

Além da vacinação de professores, pessoas com mais de 18 anos com comorbidades, bem como, pessoas que pertencem aos demais públicos já chamados anteriormente, e que ainda não se vacinaram, poderão comparecer neste sábado (29) para receber a primeira dose.

Confira aqui a listagem atualizada de comorbidades consideradas para vacinação.

FORÇAS DE SEGURANÇA

Também nesta fase será dada continuidade à vacinação das Forças de Segurança e Salvamento e Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade de forma gradual e escalonada.

São considerados pertencentes a este público os integrantes das seguintes corporações:

- Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias, Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Defesa Civil Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais, Bombeiros Voluntários e membros das três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) lotados em Santa Catarina.

PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Foi autorizado, também, o início da vacinação das Pessoas em Situação de Rua na faixa etária de 18 a 59 anos de idade. Em Tijucas, a estratégia de vacinação será realizada em conjunto com a Secretaria municipal de Ação Social.

POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE

A População Privada de Liberdade (detentos), também deverá ser vacinada, priorizando neste momento os detentos com mais de 18 anos com comorbidades.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone/whatsapp (48) 99915-0412.