Varal Literário e Mostra Pedagógica acontecem simultaneamente entre os dias 25 e 27 de outubro

20/10/2023 10:55

As creches, unidades de pré-escolar e ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Tijucas estarão repletas de leitura, imaginação e criatividade durante os dias 25, 26 e 27 de outubro. Em todas as unidades do município acontece o Varal Literário da Educação Infantil, juntamente com a Mostra Pedagógica de 2023.

Sobre o Varal Literário

O projeto visa estimular nos alunos, desde cedo, o gosto pela literatura e pelos saberes que ela proporciona. Desta forma, cada unidade da Educação Infantil escolheu uma obra para trabalhar e discutir com os alunos. A partir deste contato, os alunos desenvolvem o apreço pela leitura, trabalham a oralidade e a palavra escrita, criam intimidade com os livros desde cedo, confrontam realidade e fantasia.

O projeto também conta com as famílias, envolvendo os pais na discussão e produção dos trabalhos para o Varal Literário. Por isso, entre quarta e sexta-feira que vem, as unidades estarão abertas ao público, com a exibição dos trabalhos feitos pelos alunos e pais. Este momento tem o objetivo de proporcionar momentos de prazer entre família e comunidade escolar através das histórias.

“É muito importante promover este carinho pela literatura desde cedo. A literatura deve fazer parte da rotina de crianças, jovens e adultos em qualquer hora ou lugar. Por meio dela os alunos podem ir para qualquer lugar, mágico ou real, usando a imaginação. Por isso a literatura é importante no currículo escolar”, afirma a secretária de Educação de Tijucas, Fabricia Matias.

Sobre a Mostra Pedagógica

Com objetivo de apresentar para a comunidade os trabalhos escolares realizados por alunos do Ensino Fundamental durante o ano letivo utilizando imagens e produções dos alunos. A iniciativa acontece nas próprias unidades do município, com a participação e exposição de trabalhos de todas as 26 unidades escolares da cidade. Nesta edição, a Mostra Pedagógica de Tijucas acontece ao mesmo tempo que o Varal Literário.

"A Mostra Pedagógica tem como objetivo integrar os pais e a comunidade mostrando a eles as ações pedagógicas que auxiliaram no desenvolvimento de habilidades e competências das crianças, como criatividade e imaginação. Entre projetos de reciclagem, consciência ambiental, artes e trabalhos voltados à literatura, a Mostra Pedagógica demonstra a proposta que consiste em educar e cuidar, fazendo com que as crianças construam sua identidade pessoal e coletiva dentro do ambiente escolar", explica Patrícia Laus de Brito, coordenadora pedagógica geral de Tijucas.

Texto e Artes: Patrícia Ferreira