Vigilância em Saúde de Tijucas intensifica medidas de prevenção após surto de sarna humana na região

25/06/2024 14:44

Após a divulgação de um surto de escabiose, conhecida como sarna humana, em cidades da região, a Vigilância em Saúde de Tijucas está implementando medidas rigorosas de prevenção nas Unidades Escolares do município, além de verificar o número de eventos recentes como estes no município. De acordo com o setor, em junho, foram identificados 18 casos de sarna humana em Tijucas, sendo que apenas um deles envolve uma criança de 0 a 5 anos. Todos foram identificados sem apresentar nenhuma ligação entre si.

"Nossa equipe está conduzindo uma ampla varredura nos sistemas de saúde locais para identificar o CID e outras informações relevantes sobre os casos, a fim de entrar em contato por telefone com possíveis pacientes ou responsáveis. O objetivo é orientar sobre os cuidados, sinais e sintomas de alerta, além de realizar ações preventivas para evitar um surto. Até agora identificamos apenas 18 casos, a taxa de incidência da doença é de 0,035, um número baixíssimo, mas é bom ficar alerta e focar na prevenção", explica Idarleni Daroci, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas.

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas enfatiza a alta contagiosidade da doença, explicando que o contágio ocorre principalmente por contato direto com indivíduos, roupas ou objetos contaminados pelo parasita. No entanto, após as primeiras 24 horas de tratamento, o risco de contaminação é praticamente eliminado. É importante ressaltar que a transmissão da doença requer contato prolongado para ocorrer de pessoa para pessoa. Além disso, é esclarecido que animais, como cães e gatos, não são portadores do parasita causador da escabiose.

Sobre a escabiose

Sarna humana é uma doença infecciosa causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei, que atinge a pele e leva ao aparecimento de sintomas como coceira intensa na pele que piora à noite, além de vermelhidão, erupções cutâneas e a formação de linhas finas na pele, especialmente em áreas como dedos, punhos, cotovelos e genitais.

Tratamento

O tratamento envolve o uso de escabicidas tópicos, como cremes de permetrina, além de medicação oral em casos mais graves. Medidas rigorosas de higiene ambiental também são essenciais para interromper a transmissão da doença. É fundamental que pessoas com sintomas procurem assistência médica e sigam todas as orientações para evitar complicações e garantir a eficácia do tratamento.

"Reforçamos a importância da prevenção, recomendando evitar o contato próximo com pessoas infectadas e não compartilhar roupas ou objetos pessoais. Em ambientes comunitários, como lares de idosos e escolas, a vigilância constante e a resposta rápida a casos diagnosticados são fundamentais para conter a propagação da sarna", complementou a secretária de Saúde de Tijucas, Josiane Amorim.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Divulgação