Temporariamente indisponível
3 horas atrás
Fiscalização visa coibir venda de produtos com risco de contaminação por metanol
A Prefeitura de Tijucas, por meio da Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar, realizou nesta quinta-feira (23) uma ação de fiscalização preventiva em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. A medida foi motivada pelos recentes casos de intoxicação por metanol registrados em outras regiões do país.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniele Geller, a iniciativa segue as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), conforme a Nota Técnica nº 27/2025/SEI/GIASC/GGFIS/DIRE4/ANVISA, que recomenda intensificação das inspeções em locais que distribuem e vendem bebidas alcoólicas. O objetivo é coibir a comercialização de produtos falsificados e com alto potencial de contaminação.
Durante a operação, os fiscais vistoriaram conveniências, distribuidoras de bebidas, postos de combustíveis e bares, verificando a procedência dos produtos e orientando os comerciantes sobre a importância de adquirir mercadorias de fornecedores regulares, com nota fiscal e certificação de qualidade.
Segundo o chefe de Fiscalização da Vigilância Sanitária, José Francisco dos Santos Silveira Junior, a equipe identificou e apreendeu bebidas sem certificação e com sinais de adulteração, além de 107 maços de cigarros contrabandeados, encaminhados aos órgãos competentes para as devidas providências.
Novas ações estão previstas para os próximos dias, reforçando o compromisso do município com a segurança e a saúde da população. Até o momento, não há registro de casos de intoxicação por metanol em Santa Catarina.
Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Sanitária
Prefeitura de Tijucas
Diretoria de Comunicação - Pyerre Cabral
© 2025. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil