Você separa seu lixo? Saiba o que pode ser recolhido pela nossa coleta seletiva

05/03/2021 9:08

Em reunião nesta quinta-feira (04) com o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, o representante da empresa Wanat, Sandro Wanat, que é responsável pela coleta seletiva do lixo em Tijucas, apresentou dados sobre o trabalho realizado no município. O secretário de Obras, Vilson Natálio Silvino e o secretário de Administração e Finanças, Rosenildo de Amorim também acompanharam a reunião.

Segundo Wanat, nos últimos meses houve acréscimo no volume de lixo reciclável coletado na cidade, porém, também houve aumento na quantidade de rejeitos, ou seja, de materiais que precisam ser descartados pela empresa por não estarem em condições de reciclagem. Isso acontece quando o morador mistura produtos recicláveis com outros que não são possíveis de reciclagem ou colocam embalagens sujas, contaminando assim, as demais.

Para evitar este grande volume de rejeitos, a empresa pede a colaboração de todos na hora da separação do lixo. Confira o que pode ser colocado na coleta seletiva:

PAPEL - Todos os tipos de papéis são recicláveis, porém o papel higiênico e papel toalha não são reciclados por serem de higiene pessoal. Fraldas descartáveis também não são recicláveis e por isso não devem ser colocadas junto com o lixo seletivo;

METAL - Os metais são materiais que estão presentes em vários produtos que adquirimos como, latas, panelas entre outros e que podem ser reciclados;

PLÁSTICO - Componentes plásticos como potes de iogurtes, caixa de leite e outras embalagens são recicláveis. É preciso apenas ter o cuidado com restos de alimentos, pois podem condenar o material e torná-lo inadequado para ser reciclado. Potes de margarina, por exemplo, não podem ser colocados para reciclagem sem antes retirar o excesso de resíduos da embalagem. Se não for possível lavar, este excesso pode ser retirado com papel toalha. O importante é que restos do alimento não contaminem os demais materiais.

VIDRO - Podem ser reciclados, porém, é preciso ter cuidado no acondicionamento. Lâmpadas fluorescentes não podem ser colocadas na coleta seletiva, pois devem ser encaminhadas para locais de tratamento específico, pois as mesmas contêm substancias tóxicas. Espelhos e ampolas térmicas não são recicláveis.

ELETRODOMÉSTICOS – Eletrodomésticos que precisem ser descartados pelo morador também podem ser colocados para coleta seletiva. A empresa explica que apenas televisores antigos, com tubos de imagem não podem ser descartados diretamente, já que os mesmos contêm chumbo em sua composição, material este, altamente cancerígeno.

“Ficamos felizes por saber que o volume de coleta seletiva aumentou em nosso município. Vejo este trabalho como uma ação a longo prazo que vai trazer muitos benefícios a todos. Temos que intensificar este hábito na educação infantil e fazer com que as crianças levem esta cultura para suas casas. Somente assim teremos pessoas mais conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente”, diz o prefeito.

Texto e Foto: Karina Peixoto Silva