Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Casarão Gallotti

O Casarão Gallotti: Patrimônio e Memória de Tijucas

 

O Casarão Gallotti, localizado no município de Tijucas, em Santa Catarina, é um marco arquitetônico e histórico que carrega consigo as memórias de um período de prosperidade econômica e cultural da região. Com sua imponente presença e riqueza de detalhes arquitetônicos, o casarão é um testemunho das transformações sociais e econômicas vividas pelo município desde o final do século XIX.

 

Pertencente a uma tradicional e importante família de Tijucas, a imponente residência dos Gallotti foi construída nos anos finais do século XIX e, desde então, se consagrou como importante patrimônio histórico do município.

A casa foi construída por encomenda do patriarca, o empresário Benjamim Gallotti, e foi erguida com materiais vindos diretamente da Itália por meio de grandes embarcações.

O Casarão Gallotti não apenas servia como residência e espaço comercial, mas também se tornou um símbolo de modernidade e progresso para a época. Sua construção robusta e sofisticada, representava a prosperidade alcançada pelos imigrantes europeus que chegaram à região em busca de novas oportunidades.

Foi também a primeira residência a contar com sistema de telefonia e por isso servia como central das informações que chegavam e partiam do município.

Além de estar sempre repleta de filhos, netos e bisnetos da Família Gallotti, a casa também sempre teve suas portas abertas para o povo, principalmente a partir do momento que uma das filhas de Benjamim, Maria Gallotti Peixoto, assumiu o comando da casa.

Com o passar dos anos, o Casarão Gallotti enfrentou os desafios do tempo. A decadência do transporte fluvial, a modernização das rotas comerciais e as transformações econômicas levaram à desativação de muitas atividades que sustentavam a família Gallotti, além disso, muitos dos descendentes de Benjamin foram morar em outras cidades e estados. O prédio, antes vibrante e cheio de vida, foi gradualmente perdendo sua importância e chegou a ser abandonado após o falecimento de dona Maria Gallotti Peixoto nos fins dos anos 1980.

Na década de 1990, a comunidade de Tijucas, reconhecendo o valor histórico e cultural do casarão, iniciou movimentos para sua preservação. Por meio de iniciativas governamentais e da sociedade civil, o prédio foi tombado como patrimônio histórico estadual, por meio do Decreto nº 5.920, de 21/11/2002, garantindo sua proteção legal e possibilitando a restauração.

Os descendentes de Benjamin Gallotti, também preocupados com o avançado estado de arruinamento da edificação, resolveram doar o casarão para a municipalidade. Então, no ano de 2007, foi oficializada a doação para a cidade de Tijucas, com o objetivo de que a mesma se convertesse exclusivamente num espaço cultural para a cidade.

Com a doação foi possível iniciar as mobilizações para a realização das obras de restauração. Através da união de esforços do governo do estado e da prefeitura, com o acompanhamento da comissão da família Gallotti, o processo de restauração foi executado, buscando respeitar as características originais do prédio, utilizando técnicas e materiais que preservassem sua integridade física e histórica. Elementos como os ornamentos em madeira e alvenaria, os pisos de tábuas corridas e as paredes de tijolos foram cuidadosamente recuperados, devolvendo ao casarão sua imponência original.

As obras de restauro terminaram no final de 2009. O Casarão Gallotti foi reinaugurado em 15 de dezembro de 2009, numa cerimônia que contou com grande participação da comunidade e membros da família Galloti. Desde então, o casarão tem recebido visitantes todos os dias, tanto mais nos finais de semana, onde o pátio do Casarão é o espaço preferido das famílias de Tijucas e visitantes. Desde então passou a sediar a Fundação Cultural Tradição de Tijucas (FUNCULTRATI). Em seguida passou a abrigar também a, então recém-criada, Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos (atual Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo).

Em 04 de maio de 2012 um anseio se tornou realidade com a inauguração do MUSEU TIJUCAS, que está sob a responsabilidade da Fundação Cultural Tradição de Tijucas (FUNCULTRATI) e possui um profissional Museólogo, o servidor Tiago Lessa de Miranda, na coordenação. Este em espaço possui por objetivo a pesquisa, a valorização, reconhecimento, problematização, salvaguarda e comunicação dos mais diferentes aspectos da cultura, história e arte presentes no território do município de Tijucas, além de realizar o levantamento de dados históricos do imóvel e da Família Gallotti.

 

 

O Casarão Gallotti na Atualidade

 

Hoje, o Casarão Gallotti é um dos principais atrativos turísticos de Tijucas. Transformado em um espaço cultural, ele abriga exposições de arte, eventos culturais e atividades educativas que celebram a história e a diversidade da região.

 

O espaço do Casarão Gallotti, além da edificação, é composto de uma ampla área aberta, ajardinada e arborizada, com uma pequena lagoa, casinha na árvore e avião de brinquedo temático.

O casarão também é um local de memória, os visitantes podem aprender sobre a história e o desenvolvimento de Tijucas.

Além de seu valor histórico, o Casarão Gallotti é um exemplo vivo de como a preservação do patrimônio cultural pode beneficiar as comunidades locais, fortalecendo o turismo e o sentimento de identidade e pertencimento entre os moradores.

O Casarão Gallotti é mais do que um edifício antigo; é um testemunho da história de Tijucas e de seus habitantes. Sua construção robusta, sua trajetória de declínio e renascimento, além do seu papel atual como espaço cultural, destacam a importância de valorizar e preservar o patrimônio histórico.

Ao visitar o Casarão Gallotti, não apenas se aprecia sua beleza arquitetônica, mas também se faz uma viagem no tempo, descobrindo as histórias de luta, progresso e transformação que moldaram Tijucas e sua comunidade. O casarão, assim, permanece como um símbolo de memória e esperança para as futuras gerações.

O Casarão Gallotti está de portas abertas diariamente para visitação, em especial, o Museu Tijucas, que funciona nele sediado. Os interessados em conhecer o espaço podem realizar a visita de terça a sexta-feira, das 09h às 17h30m, sem fechar para almoço; e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h.

Saiba mais sobre o MUSEU TIJUCAS, que também funciona no Casarão Gallotti.

Exceto: 01 de janeiro (Dia da Confraternização Universal); Carnaval (data móvel); Semana Santa (data móvel); 01 de maio (Dia do Trabalhador); 25 de dezembro (Natal); Recesso de final de ano (Quando decretado pela Administração Pública Municipal). Dias de votação para eleições periódicas, de eleições suplementares e de outros processos que impliquem decisão política das cidadãs e dos cidadãos.

ENDEREÇO: Rua Coronel Gallotti, 183 - Centro - Tijucas - SC - 88.200-000


 

 

 

© 2025. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil