Pertencente à uma tradicional e importante família de Tijucas, a imponente residência dos Gallotti foi construída no século XIX e desde então se consagrou como importante patrimônio histórico do município.
A casa foi construída pelo patriarca, o empresário Benjamim Gallotti, e foi toda erguida com materiais vindos diretamente da Itália por meio de grandes embarcações.
O local serviu de referência no município por muitos e muitos anos, onde foram recepcionados inúmeros políticos e figuras ilustres de todo o Brasil.
Foi também a primeira residência a contar com sistema de telefonia e por isso servia como central das informações que chegavam e partiam do município.
Além de estar sempre repleta de filhos, netos e bisnetos da Família Gallotti, a casa também sempre teve suas portas abertas para o povo, principalmente a partir do momento que uma das filhas de Benjamim, Maria Gallotti Peixoto assumiu o comando da casa.
Conhecida por seus quitutes e pela imensa bondade, a Casa de Maria Gallotti guarda fatos memoráveis para a história de Tijucas.
A OBRA DE RESTAURO
Reinaugurado em 15 de dezembro de 2009, o Casarão Gallotti tem recebido inúmeros visitantes todos os dias, chegando ao total de mais de 5 mil pessoas somente até este mês de março. Atualmente ele abriga o Centro Cultural Benjamin Gallotti e serve de sede para inúmeros eventos de ordem cultural e artística, entre eles, os tradicionais ‘Espaço do Coelho’ e ‘Espaço do Papai Noel’ que já são aguardados pela comunidade todos os anos.
Sob o comando da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos, o local serve como sede para exposições, apresentações culturais e outras manifestações artísticas que têm despertado um interesse pela cultura cada vez maior na comunidade de Tijucas e região.
Entre os projetos realizados no local, destaque para o Espaço de Dança Casarão Gallotti que ensina balé e jazz gratuitamente a crianças de 3 a 18 anos. O espaço fica no porão da casa, onde estão os inúmeros espelhos que dão vida ao ambiente de dança.
Outro projeto que acontece no Casarão Gallotti é o Grupo Folclórico Boi Vermelhinho, que resgata a cultura do Boi-de-mamão. Para este ano, também estão previstos novos projetos, entre eles, de aulas gratuitas de música e aulas de teatro em parceria com o Grupo Teatral CenaSolar.
Além destes eventos e programas, o Casarão Gallotti também está de portas abertas diariamente para visitação, em especial, do Museu Tijucas, que funciona no local. Os interessados em conhecer o espaço podem visitar a Casa de terça a sexta-feira, das 09 às 17h30m, sem fechar para almoço; e aos Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18h.
Saiba mais sobre o MUSEU TIJUCAS, que também funciona no Casarão Gallotti.
ENDEREÇO: Rua Coronel Gallotti, 181 - Centro - Tijucas - SC - 88.200-000
© 2025. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil