Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Museu Tijucas

Implantado pela Administração Municipal a partir do edital "Mais Museus" do Ministério da Cultura, que financia a implantação de museus através do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o local abriga atualmente uma exposição de longa duração sobre a cidade de Tijucas e a família Gallotti, intitulada "TY Yuca".

O projeto foi encaminhado ainda em 2009, ano de inauguração das obras de restauração do Casarão Gallotti, mas foi aprovado para iniciar em 2010.

Desde então a Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos de Tijucas tem trabalhado no levantamento de dados históricos do imóvel, da família Gallotti e do próprio município, os quais têm suas histórias recontadas no local.

A inauguração foi realizada em 4 de maio de 2012 na presença de diversas autoridades e integrantes da Família Gallotti.

A exposição é composta por salas temáticas, onde são apresentados objetos, fotos, móveis e demais materiais que resgatam aspectos como: Território, Gente da Terra, Lazeres e Sociabilidades, Celebrações e Tradições e ainda, o tema Saberes e Sabores. Já em homenagem à família o Museu possui os espaços: "Benjamin Gallotti", "Entra, a Casa é tua" e "Casarão Restaurado".

Além dos móveis e objetos, as salas também contam com recursos audiovisuais para apresentação de vídeos relacionados aos temas da exposição.

Os interessados em conhecer o espaço podem visitar a Casa de terça a sexta-feira, das 09 às 17h30, sem fechar para almoço; e aos Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18h.

 

Endereço: Rua Coronel Gallotti, 181 - Centro - 88.200-000 - TIJUCAS -SC | Telefone: (48) 3263-5665

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil