Desfile Cívico em Tijucas reúne milhares de pessoas

09/09/2013

No últimosábado, 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, o Município de Tijucasprestou sua homenagem à Pátria com um grandioso desfile cívico tendo como tema "TIJUCASDE MUITAS FACES".

Com 18pelotões formados por estudantes, professores, pessoas da terceira idade,empresários e militares, o desfile trouxe para as ruas da cidade o resgatehistórico e cultural de Tijucas, destacando aspectos desde sua colonização atécostumes dos dias atuais.

O PrefeitoValério Tomazi abriu o desfile na Praça Nereu Ramos onde foi realizada umasolenidade oficial com a Presença do Vice-Prefeito Ailton Fernandes, do Presidenteda Câmara de Vereadores, Luiz Rogério da Silva, além da Secretária de EducaçãoLorena de Oliveira Silva, demais secretários e vereadores do município. O Vice-prefeitode Canelinha, Eloir João Reis e Sargento Venzon, do Corpo de Bombeiros deTijucas também prestigiaram o evento.

Na oportunidadeestudantes do município apresentaram poemas e cantaram em homenagem à Pátria,seguidos dos pronunciamentos das autoridades.

Dali,acompanhados da Sociedade Musical União Tijuquense, os pelotões seguiram emdesfile até a Prefeitura Municipal de Tijucas.

Os centros deeducação infantil foram os primeiros a desfilar trazendo o subtema: Colonizaçãode Tijucas. O Pré-escolar Criança Feliz abordou o tema Biodiversidade, seguidado Centro de Educação Professor Manoel dos Anjos, que resgatou a importância daAgricultura e da Pesca na cidade.

As escolasde campo das localidades de Itinga, Terra Nova, Campo Novo, Oliveira, NovaDescoberta e Timbé também participaram do desfile trazendo para o público osprojetos realizados nas escolas do interior do município, com destaque para ashortas escolares, grupos de estudos com pais e educação de jovens e adultos,entre outras iniciativas.

O SESC tambémse fez presente e com ele, vieram também ACIT e CDL, os quais abordaram o temaComércio. A APAE destacou as etnias, a Escola Mercedes Julia Adão as tradiçõesculturais e festejos e a Escola Santa Terezinha abordou o tema Religiosidade.

A MúsicaTijuquense foi abordada pela Escola Brilho do Sol e a Literatura foi o tema dosgrupos da Terceira Idade. Já o Colégio Cruz e Sousa relembrou Personalidadesque marcaram a história de Tijucas e o Colégio Dom Bosco retratou o Esporte emsuas diferentes modalidades.

A EscolaOndina Maria Dias veio com o tema Culinária e a Escola João Caetano adotou otema Inclusão e Diversidade.

A ADEC foimais uma das entidades participantes do desfile de Tijucas e na oportunidadeabordou o tema Indústria, Tecnologia e Segurança.

A Saúde e aimportância do trabalho de prevenção foi o tema da Escola Walter Vicente Gomese finalmente, as escolas Valério Gomes e NAES abordaram a Educação no Municípioao longo de sua história.

Finalizandoo desfile estiveram Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Corpo deBombeiros de Tijucas. Durante o desfile, além das Fanfarras das escolasmunicipais, Tijucas também contou com a presença da Fanfarra Municipal deCanelinha, da Fanfarra Vilson Kleinubing de São José, Fanfarra da Escola João XXIII de Brusque, e ainda, do ProjetoMusicalizar, de São João Batista.

Confira mais fotos em nossos álbuns!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)